Representações da equipe interprofissional sobre o processo de avaliação
construção de uma mandala
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3386Resumo
Introdução: No processo avaliativo busca-se evidenciar diferentes questões sobre o processo de trabalho da equipe, construindo-se um espaço de ampliação das habilidades individuais, coletivas e a negociação para a construção do comum. A criatividade e a inovação tornam-se necessárias neste processo, destacando-se o uso de Mandalas enquanto figuras concêntricas e ancestrais que simbolizam a totalidade e a integração do grupo1. A confecção de mandalas consiste em uma técnica bastante utilizada na arteterapia contemporânea, inclusive na gestáltica, também conhecida como a ‘arte das formas’2. Objetivo: Relatar a experiência de membros do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade de Três Lagoas na construção de uma Mandala, após um processo avaliativo. Método: Relato de experiência a partir das vivências, sentimentos e impressões de integrantes da equipe interprofissional vinculada ao programa, resultantes de uma avaliação 360°. O processo de avaliação ocorreu no mês de maio de 2020. Resultados: O instrumento de avaliação consistiu em um formulário eletrônico que continha as seguintes etapas: auto-avaliação, avaliação dos participantes, do programa, da unidade e dos objetivos propostos para o ano anterior e foi respondido por todos os integrantes do programa. Posteriormente foram selecionados três alunos para a criação de um Mandala com os sentimentos e palavras chaves que definiram a avaliação na percepção da equipe. A Mandala foi construída utilizando-se o programa Corel Draw e de forma que contivesse no interior da arte, palavras expressivas, sentimentos e percepções que retratassem da melhor maneira possível o processo avaliativo do ano 1 do PET-Saúde. Percebeu-se a partir da vivência a importância do uso de representações lúdicas para a ilustração de sentimentos e subjetividades inerentes ao processo avaliativo. Considerações finais: A construção da Mandala possibilitou perceber a partir das falas e expressões dos participantes os avanços e os desafios para o trabalho interprofissional. Além disso, o grupo teve a oportunidade de apresentar reflexões minuciosas sobre o processo de avaliação, buscando-se subsídios para melhorar o desempenho individual e/ou da equipe nas próximas atividades propostas.
Palavras-chave: Avaliação de Desempenho Profissional. Educação Interprofissional. Desenho. Percepção. Emoções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License. Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.