Gestão democrática no contexto escolar e político brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24302/prof.v8.3226Resumen
Na atual conjuntura da sociedade brasileira, refletir as possibilidades e os desafios de uma gestão escolar democrática torna-se necessário, principalmente, quando pensamos que cada escola é única e possui necessidades que se relacionam com o contexto no qual encontra-se inserida. Por isso, contar com a participação de toda comunidade escolar importa, tanto na constituição do processo de inclusão, do combate a evasão, quanto na constituição de alternativas metodológicas adequadas necessárias para lidar com a realidade escolar. Para tanto, apresenta-se um breve histórico sobre a gestão escolar no Brasil, pontuando suas implicações, possibilidades e desafios, de forma a refletir sobre esse assunto no decorrer da história, de modo que, seja possível repensar e analisar, no atual contexto, suas práticas e conceitos. Com base em pesquisas bibliográficas, visa-se confirmar a liderança do gestor e sua capacidade de intervir e compartilhar suas ações com a comunidade escolar com o intuito de garantir um ensino de qualidade ao educando. Assim, pensar a gestão democrática desemboca na constituição de um ambiente que preza pela coletividade onde todos os envolvidos são parceiros no processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico, ou seja, se envolvem diretamente com a responsabilidade de construir coletivamente a escola.
Palavras-chave: Gestão Democrática. Escola. Política. Ensino-Aprendizagem.
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