Analise comparada dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UEMS no período 2002 – 2018
DOI:
https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd.%20esp..2618Resumen
Esta pesquisa objetiva fazer uma análise dos Planos de desenvolvimento institucional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e, em específico, verificar se as disposições e metas contidas no plano institucional voltadas à democratização do acesso à educação superior foram implementadas e em que grau ocorrera, para tanto realizamos um comparativo entre os PDI’s da UEMS no interregno de 2002-2007 e 2014-2018, pois o primeiro inaugurou o sistema de planificação gerencial da Universidade e o seu comparativo ao segundo possibilitou aferir a aplicação e efetividade de suas metas. Diante disso, procede-se à análise documental de uma gama de momentos conjugados com a contextualização e comparativo dos PDI’s da UEMS de 2002-2007 e 2014-2018; Análise documental; números do Ensino, Pesquisa e Extensão; índices de Evasão; fortalecimento das unidades e dos cursos; verticalização; bolsas Pibid, Pibic e Pibex; repasse financeiro para as unidades; assistência estudantil; Papos – Fundect; captação de recursos; profissionais formados; Educação à Distância (EaD/UAB); entre outros. Conclui-se que a UEMS efetivamente buscou por em prática as metas e políticas direcionadas à democratização do acesso ao ensino superior, influenciando diretamente na interiorização do desenvolvimento no Mato Grosso do Sul.
Palavras chave: Desenvolvimento. Democratização. Ensino. Universidade.