O conceito de dignidade humana e direitos humanos

uma reflexão a partir Habermas e Forst

Autores/as

  • Gesiel Anacleto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.2489

Resumen

O presente artigo pretende trazer uma discussão sobre o conceito de dignidade humana e direitos humanos. Nosso objetivo será refletir sobre o conceito de dignidade humana e suas implicações na elaboração dos direitos humanos e nas discussões atuais acerca desta temática. No sentido de delimitarmos nossa análise recorremos a dois autores: Habbermas e Forst. Inicialmente faremos alguns esclarecimentos das diferenças entre a Moral e o Direito, para em seguida introduzirmos a questão da dignidade e dos direitos humanos, bem como a esfera pública como um espaço de justificação. Defenderemos o conceito de dignidade humana como fundamento da crítica em relação aos problemas relativos aos direitos humanos que a sociedade enfrenta. Ao final apresentaremos algumas considerações pertinentes a discussão e de que maneira este debate poderá contribuir para a ampliação dos direitos humanos e a garantia de uma sociedade mais justa.

Palavras-chaves: Dignidade Humana. Direitos Humanos. Moral.

Biografía del autor/a

Gesiel Anacleto, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2020-05-07

Cómo citar

Anacleto, G. (2020). O conceito de dignidade humana e direitos humanos: uma reflexão a partir Habermas e Forst. Profanações, 7, 185–206. https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.2489

Número

Sección

Artigos