Economia solidária e os mercados

as diferentes estratégias dos empreendimentos econômicos solidários

Autores/as

  • Roberto Rautenberg Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Valmor Schiochet Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v6i0.1861

Resumen

Este artigo aborda a questão da Economia Solidária e suas estratégias de inserção e criação de mercados. Inicialmente, contextualiza a problemática a partir de um Relatório elaborado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) considerando os dados do Sistema Nacional de Informações de Economia Solidária (BRASIL, 2013). Uma das principais questões introduz a problemática da comercialização, considerando as contradições existentes entre os princípios e as práticas da Economia Solidária em cotejo com as exigências e constrangimentos relativos ao mercado convencional. O artigo, apresenta três experiências de relação com os mercados de EES situados na Região do Médio Vale do Itajaí. São experiências que apontam elementos que permitem caracterizar três diferentes estratégias de comercialização: inserção no mercado convencional por meio de atravessadores, inserção no mercado institucional e práticas de comércio justo e solidário com o estabelecimento de relações diretas entre produtores e consumidores.

Palavras chave: Economia Solidária. Autogestão. Mercados. Recicláveis. Orgânicos. Serviços.

Biografía del autor/a

Roberto Rautenberg, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (PPGDR/FURB). Possui especialização em ensino fundamental, médio e superior, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, FACISA/CELER. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau (2009). Exerce os cargos de presidente da instituição Cooperativa de Terraplanagem e Transporte (COOPERTTRAN), Coordenador do projeto de ações municipais integradas de Economia Solidária para o desenvolvimento local visando a superação de extrema pobreza. É supervisor de disciplinas de Sociologia Crítica, Sociedade da Informação e Conhecimento e Seminário,no Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Indaial, SC), nos cursos de Sociologia e Filosofia . Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica. Concentra suas pesquisas nos temas de Cooperativismo, Economia Solidária, Autogestão e Desenvolvimento Regional. Colunista do jornal A Voz da Razão.

Valmor Schiochet, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (1998). Possui graduação em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1984), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) Professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau desde 1987 no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.

Publicado

2019-04-25

Cómo citar

Rautenberg, R., & Schiochet, V. (2019). Economia solidária e os mercados: as diferentes estratégias dos empreendimentos econômicos solidários. Profanações, 6, 77–104. https://doi.org/10.24302/prof.v6i0.1861

Número

Sección

Artigos