Docência e corporeidade: por um uso ético do corpo

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DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v11.5570

Resumo

O artigo, de natureza reconstrutiva crítica e hermenêutica, tem como objetivo refletir sobre a docência, sinalizando uma perspectiva ética para a educação e o uso corpo. As reflexões centram-se na ideia de substituição da concepção da educação como “ação”, pela concepção de educação como “uso dos corpos”, apontando ser esta uma abordagem desafiadora, mas eficaz para a humanização e o desenvolvimento de uma maior sensibilidade relativamente ao corpo e à vida humana de modo geral. Considera-se que as categorias analíticas de Agamben podem contribuir na ressignificação da educação do corpo. Não se trata de qualquer educação. Trata-se de   uma educação que promove uma nova política de dimensão ética, fazendo da docência uma prática da liberdade. Isso é possível utilizando-se dos dispositivos agambenianos da profanação e da inoperosidade como forma de vida, convertendo-os em uma experiência crítica e transformadora, perspectivando um outro olhar sobre a educação da corporeidade, de modo a tornar o uso do corpo uma prática mais humanizada, amorosa, terna e sensível.

Palavras-chave: educação; corporeidade; Agamben.

Biografia do Autor

Patricia Carlesso Marcelino, Universidade do Oeste de Santa Catarina; Universidade de Passo Fundo

Doutora e  Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF-RS); Especialista em Docência na Saúde (UFRGS); Especialista em Arteterapia e, em Atividade Física e Qualidade de Vida (UPF-RS); Profissional de Educação Física, Arteterapeuta Junguiana e Pedagoga; Pesquisadora e Membro dos Grupos de Pesquisa NUPEFE,  GEEDE, Pesquisa, Teoria e Práxis Pedagógica (UPF-RS) e do Grupo de Estudos sobre Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina -  GEPPPPES-SC.

Eldon Henrique Mühl, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP).  Professor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC)  e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF- RS). Associado à Comissão dos  Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) e à Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH).

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Marcelino, P. C., & Mühl, E. H. (2024). Docência e corporeidade: por um uso ético do corpo. Profanações, 11, 500–521. https://doi.org/10.24302/prof.v11.5570

Edição

Seção

Artigos