Economia solidária e os mercados
as diferentes estratégias dos empreendimentos econômicos solidários
DOI:
https://doi.org/10.24302/prof.v6i0.1861Resumo
Este artigo aborda a questão da Economia Solidária e suas estratégias de inserção e criação de mercados. Inicialmente, contextualiza a problemática a partir de um Relatório elaborado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) considerando os dados do Sistema Nacional de Informações de Economia Solidária (BRASIL, 2013). Uma das principais questões introduz a problemática da comercialização, considerando as contradições existentes entre os princípios e as práticas da Economia Solidária em cotejo com as exigências e constrangimentos relativos ao mercado convencional. O artigo, apresenta três experiências de relação com os mercados de EES situados na Região do Médio Vale do Itajaí. São experiências que apontam elementos que permitem caracterizar três diferentes estratégias de comercialização: inserção no mercado convencional por meio de atravessadores, inserção no mercado institucional e práticas de comércio justo e solidário com o estabelecimento de relações diretas entre produtores e consumidores.
Palavras chave: Economia Solidária. Autogestão. Mercados. Recicláveis. Orgânicos. Serviços.