Ações municipais para o desenvolvimento sustentável dos transportes na cidade de Santos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.5158

Resumo

As ações municipais podem direcionar o alcance da sustentabilidade no transporte. Este artigo avaliou as ações da cidade de Santos em relação à meta 11.2 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. O estudo, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, utilizou um estudo de caso único. Foram analisadas atas de reuniões da Comissão Municipal de Transportes de Santos (CMTS) para verificar a relação com a meta 11.2, a correlação com os planos de mobilidade urbana e os desafios da cidade. A análise identificou registros sobre acessibilidade, segurança viária, sustentabilidade, transporte público e o plano de mobilidade da cidade. Não foram identificados registros sobre transporte de carga, ações para a evolução dos demais ODS, e as dimensões ambiental e econômica.

Palavras-chave: ODS11. Cidade. Desenvolvimento Sustentável. Transportes.

Biografia do Autor

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Pós-doutoramento na ECA-USP e Doutor em Comunicação Social. Professor Adjunto Classe C Nível IV de Administração, com Dedicação Exclusiva, na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, IMar - Instituto do Mar. Universidade Federal de São Paulo. Santos. São Paulo. Brasil.

Adriana Valim Caires, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestre. Universidade Federal de São Paulo. Santos. São Paulo. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Claro, J. A. C. dos S., & Caires, A. V. (2024). Ações municipais para o desenvolvimento sustentável dos transportes na cidade de Santos. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 380–399. https://doi.org/10.24302/drd.v14.5158

Edição

Seção

Artigos