Artesanato e economia criativa: o caso do projeto Sereias da Penha
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v14.5147Resumo
Considerando as semelhanças existentes na literatura, o objetivo desse trabalho é analisar as interfaces entre o artesanato e a economia criativa no Projeto de Artesãs Sereias da Penha, por meio das características do produtor (saber tradicional, criatividade e competências empreendedoras); Aspectos do produto (valor simbólico e criatividade); Redes sociais (interações entre atores); e Impactos do produto (ambiental, econômico e social). Realizou-se um estudo de natureza qualitativa/exploratória, com entrevistas semiestruturadas e dados secundários. Após a análise do software ATLAS.ti, constou-se que o saber tradicional transmitido pelo artesão contribui para a economia criativa, esta que tem como fator chave o conhecimento tradicional. Ademais, o valor simbólico do produto é um atributo essencial para ambas as temáticas, visto que possui alto valor cultural. Outrossim, as interações sociais surgem como facilitadoras das capacidades criativas locais, dado que tende a fortalecer a área da economia criativa e do artesanato, nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Palavras-chave: Indústrias criativas. Ofício. Artesãs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.