A área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia no contexto da pós-graduação brasileira

avanços e desafios recentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..4255

Resumo

O Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) cresceu significativamente desde o final da década de 1990. Dentre as diversas áreas que compõe SNPG, uma das que mais se expandiu foi a de Planejamento Urbano e Regional e Demografia (PLURD). O objetivo desse artigo é analisar essa expansão, considerando a expansão do número de programas de pós-graduação, características do corpo docente e dos egressos, dentro do contexto geral da evolução do orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os dados utilizados são públicos, oriundo da própria Capes, referentes a avaliações anteriores, contendo planilhas com indicadores médios das áreas de avaliação da CAPES. Para dar conta dessa tarefa foi empregado o método descritivo, com a utilização de dados quantitativos do processo de avaliação dos programas de pós-graduação realizado pela CAPES.  Aborda-se com detalhamento o quadriênio 2013-2016. As principais conclusões apontam para o dilema enfrentado pelo SNPG, em termos da continuidade da expansão e da disparidade regional na localização dos programas. O contexto torna-se ainda mais desafiador por conta da queda brusca do orçamento da CAPES especialmente a partir de 2015, que dificulta a consolidação de muitos programas que ainda necessitam de recursos significativos para se estruturarem.

Palavras-chave: Sistema Nacional de Pós-Graduação. CAPES. Planejamento Urbano e Regional e Demografia. Brasil. Desigualdades Regionais.

Biografia do Autor

Christian Luiz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Pós-doutor em Administração pela Universidade de São Paulo e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Mestrado e Doutorado em Planejamento e Governança Pública e em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba. Paraná.

Eduardo Shimoda, Universidade Cândido Mendes – Campos (UCAM)

Doutor em Produção Animal. Universidade Cândido Mendes – Campos. Campos dos Goytacazes. Rio de Janeiro. Brasil.

Fábio Barbosa Batista, UNIG

Doutor em Planejamento Regional e Gestão da Cidade. UNIG. Itaperuna. Rio de Janeiro. Brasil

Roberto Luiz do Carmo, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutor em Demografia. Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Campinas. São Paulo. Brasil.

Weimar Freire da Rocha Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Engenharia de Produção. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Toledo. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Silva, C. L. da, Shimoda, E., Batista, F. B., Carmo, R. L. do, & Rocha Junior, W. F. da. (2023). A área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia no contexto da pós-graduação brasileira: avanços e desafios recentes. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13(ed.esp.), 3–25. https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp.4255