Análise de brandings urbanos contemporâneos na ótica da sustentabilidade
abordagens centrais, potencialidades e limitações
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3130Resumo
As projeções do aumento populacional somadas à tendência mundial da urbanização tornam o desenvolvimento sustentável dos centros urbanos vital à sustentabilidade do planeta. À medida que os princípios do desenvolvimento sustentável alcançam relevância mundial, surgem conceitos relacionadas às cidades. Nesse contexto, as cidades se apropriam de brandings (rótulos) com o propósito de evidenciar sua imagem, atraindo investimentos e capital humano para alavancar o desenvolvimento, constituindo ou não o planejamento estratégico da cidade. O objetivo dessa pesquisa é analisar as abordagens centrais, as potencialidades e limitações entre os principais brandings urbanos contemporâneos, na ótica da sustentabilidade. Para tal, a metodologia empregada tem abordagem qualitativa, com a técnica de pesquisa bibliográfica. Como o tema brandings de cidades envolve diversos aspectos, a pesquisa delimita uma amostra intencional de definições, que está estruturada em cinco subtemas: cidades sustentáveis, cidades inteligentes e sustentáveis, cidades criativas e inovadoras, cidades inclusivas e igualitárias, cidades resilientes. Os resultados indicam que a definição de sustentabilidade urbana é bastante ampla e dada a diversidade territorial, que amplia o campo de atuação, surgem definições diversas que focam em determinado aspecto temporal e/ou espacial relevante à sociedade. Entretanto, ao se optar por determinado branding como eixo norteador de políticas públicas urbanas, pode-se não englobar aspectos essenciais à sustentabilidade urbana, pois a maioria das definições urbanas não veem a cidade de forma holística, ampliando lacunas existentes, principalmente nas dimensões sociais e/ou ambientais.
Palavras-chave: Sustentabilidade Urbana. Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cidades Criativas e Inovadoras. Cidades Inclusivas e Igualitárias. Cidades Resilientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.