Análise de brandings urbanos contemporâneos na ótica da sustentabilidade

abordagens centrais, potencialidades e limitações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3130

Resumo

As projeções do aumento populacional somadas à tendência mundial da urbanização tornam o desenvolvimento sustentável dos centros urbanos vital à sustentabilidade do planeta. À medida que os princípios do desenvolvimento sustentável alcançam relevância mundial, surgem conceitos relacionadas às cidades. Nesse contexto, as cidades se apropriam de brandings (rótulos) com o propósito de evidenciar sua imagem, atraindo investimentos e capital humano para alavancar o desenvolvimento, constituindo ou não o planejamento estratégico da cidade. O objetivo dessa pesquisa é analisar as abordagens centrais, as potencialidades e limitações entre os principais brandings urbanos contemporâneos, na ótica da sustentabilidade. Para tal, a metodologia empregada tem abordagem qualitativa, com a técnica de pesquisa bibliográfica. Como o tema brandings de cidades envolve diversos aspectos, a pesquisa delimita uma amostra intencional de definições, que está estruturada em cinco subtemas: cidades sustentáveis, cidades inteligentes e sustentáveis, cidades criativas e inovadoras, cidades inclusivas e igualitárias, cidades resilientes. Os resultados indicam que a definição de sustentabilidade urbana é bastante ampla e dada a diversidade territorial, que amplia o campo de atuação, surgem definições diversas que focam em determinado aspecto temporal e/ou espacial relevante à sociedade. Entretanto, ao se optar por determinado branding como eixo norteador de políticas públicas urbanas, pode-se não englobar aspectos essenciais à sustentabilidade urbana, pois a maioria das definições urbanas não veem a cidade de forma holística, ampliando lacunas existentes, principalmente nas dimensões sociais e/ou ambientais.

Palavras-chave: Sustentabilidade Urbana. Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cidades Criativas e Inovadoras. Cidades Inclusivas e Igualitárias. Cidades Resilientes.

Biografia do Autor

Christian Luiz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UTFPR. Professor Associado III da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Professor permanente do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação de Tecnologia e Sociedade (PPGTE), do Programa de Pós-graduação em Planejamento e e Governança Pública (mestrado e doutorado profissional) e do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Professor visitante da Universidade Sapienza de Roma (2019). Presidente do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos desde 2020 e Membro do Observatório das Metrópoles. Graduado em economia, mestre e doutor em engenharia de produção e pós-doutor em administração pela USP. Ganhador do Prêmio Paraná de Economia em 1999, 2002, 2005, 2007 e 2009 e 2010. Escolhido pelos economista como Economista do Ano (2010) na categoria acadêmica, por sua trajetória e atuação na área. Coordenador da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária (2017-2019), coordenador adjunto dos programas acadêmicos da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES (2018-2019) e dos Programas Profissionais da mesma área da CAPES (2013-2018). Presidente do Conselho Regional de Economia - 6a. Região/ Paraná em 2005. Líder do grupo de pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmica de Desenvolvimento Territorial (PD2T) da UTFPR. Desenvolve pesquisas relacionadas a política e gestão pública para o desenvolvimento local sustentável. Possui 15 livros publicados sobre o tema. Pesquisador do CNPq e da Fundação Araucária.

Nádia Mara Franz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

É Doutoranda em Tecnologia e Sociedade no programa PPGTE da UTFPR Mestre em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE - Instituto Superior de Administração e Economia. Pós-Graduada em Gestão Empresarial Moderna pela FGV - Fundação Getúlio Vargas em convênio com o ISAE. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade da Administração de Empresas do Alto Vale do Itajai/SC. Trabalhou na Caixa Econômica Federal de 1989 a 2017, onde atuou por 19 anos em cargos gerenciais: como Gerente Geral das Agências Cristo Rei, Barão do Serro Azul, Ahú e Barreirinha, como substituta do Gerente Regional de Canais e como membro deliberativo do comitê de crédito da Superintendência Curitiba Leste, como Gerente de carteira de clientes pessoa física média e alta renda nas Agências Marechal Deodoro, Barão do Serro Azul e Bacacheri. Gerente de carteira de clientes pessoa jurídica micro e médias empresas na Agência Barão do Serro Azul, como Supervisora da bateria de caixas na Agência Verde Vale. Entre os anos de 2001 a 2017, exercia na gerência a função auxiliar de treinar os colaboradores da Agência em produtos, processos e atendimento, bem como realizava palestras de finanças à colaboradores das empresas clientes. Atualmente se dedica a carreira de docente ao ensino superior presencial e EAD. Vínculo atual com a ESIC - Business & Marketing School Internacional. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa (UTFPR) PD2T - Políticas Públicas e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial. Membro da Equipe Editorial da Revista Tecnologia e Sociedade da UTFPR. Mentora no Programa de Iniciação ao Empreendedorismo da UTFPR

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Publicado

2020-10-23

Como Citar

Silva, C. L. da, & Franz, N. M. (2020). Análise de brandings urbanos contemporâneos na ótica da sustentabilidade: abordagens centrais, potencialidades e limitações. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10(ed.esp.), 60–89. https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp.3130