A opção pelo urbano no sul global

trajetória e contribuições do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana, PUCPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..4032

Resumo

Este artigo toma o processo de criação do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como base para debater a delimitação temática no campo do planejamento urbano e regional. Debate também a importância de uma delimitação operativa de pesquisas neste campo e de uma delimitação de sua rede. Com isso, conclui-se ser possível e necessário pesquisar com foco na inserção social e com/em um contexto geográfico prioritário: a América Latina e seu contexto maior, o Sul Global. Permeiam o artigo questões teóricas sobre temas científicos da área de Planejamento Urbano Regional e Demografia e os modos de organização da pós-graduação brasileira.

Palavras-chave: PPGTU. Planejamento Urbano e Regional. Gestão Urbana.  Pós-graduação brasileira.

Biografia do Autor

Rodrigo José Firmino, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em Planejamento Urbano e Regional (Newcastle University). Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba. Paraná. Brasil.

Clovis Ultramari, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (UFPR). Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba. Paraná. Brasil.

Paulo Nascimento Neto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em Gestão Urbana (PUCPR). Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Firmino, R. J., Ultramari, C., & Nascimento Neto, P. (2023). A opção pelo urbano no sul global: trajetória e contribuições do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana, PUCPR. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13(ed.esp.), 183–202. https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp.4032