Percepções de feirantes e gestores públicos em relação às feiras livres da microrregião Capanema – PR
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v14.3752Resumo
Objetivou-se realizar um diagnóstico das feiras livres existentes nos municípios da microrregião de Capanema, sudoeste do Paraná e entender a construção social destes mercados. Esta pesquisa de caráter qualitativa usou entrevistas semiestruturadas com 26 atores envolvidos: feirantes e gestores da feira e de secretarias afins do município. A análise de dados foi realizada pela categorização temática com análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que estes mercados são construídos a partir da qualidade dos produtos e por ser fonte de renda aos feirantes. As relações de amizade, convívio, familiaridade com outros feirantes e clientes foram destacadas. Em relação às dificuldades, feirantes e gestores convergem no que deve ser melhorado nas feiras como a organização e a infraestrutura, mas divergem sobre a resolução dos problemas, sem assumir corresponsabilidades. É necessária maior interação entre feirantes e gestores para sanar os problemas e fomentar a produção local e os circuitos curtos de abastecimento.
Palavras-chave: Cadeias curtas de abastecimento. Agricultura familiar. Segurança alimentar e nutricional. Desenvolvimento rural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.