Índice de Desenvolvimento do Produtor Silvicultor (IDPS)
uma análise do município de Peçanha, Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v12.3591Resumo
As indústrias de celulose estabelecem parcerias com produtores rurais, no intuito de suprirem suas demandas por matéria-prima. A demanda por madeira desperta o interesse de produtores rurais pela silvicultura. O objetivo deste estudo é apresentar um novo indicador capaz de analisar o desenvolvimento dos produtores que trabalham com a silvicultura. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, e também incursões ao campo. Através de teste estatístico foi possível validar os dados. O resultado foi a criação do Índice de Desenvolvimento do Produtor Silvicultor (IDPS), esse índice revelou que os produtores fomentados apresentam um IDPS superior ao dos produtores independentes, que destinam a madeira para outros fins. Por meio da classificação do IDPS, constatou-se a influência do tamanho da propriedade, da área de silvicultura e da área de fomento florestal. O fomento florestal, consegue melhorar a qualidade de vida das famílias dos produtores e, assim, contribuir para o desenvolvimento do produtor rural.
Palavras-chave: Fomentado florestal. Indústria de celulose. Carvão vegetal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.