Estudo sobre a dinâmica econômica do município de Taquara/RS referenciada na metodologia do quociente locacional
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2881Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve a finalidade de identificar a estrutura produtiva atual e analisar a dinâmica econômica recente do município de Taquara, RS. O principal instrumento analítico é a identificação das cadeias produtivas do território através do cálculo e interpretação dos QLs urbanos e rurais das atividades e setores específicos. O lastro teórico de desenvolvimento regional adotado foi o da “base de exportação”, tomando por base a localidade e a região. A análise dos resultados confirmou a hipótese de que a oferta de serviços de saúde e educação e o comércio diversificado ainda justificam a classificação do município como um polo regional. Além disso, há oportunidades para o fortalecimento da indústria de alimentos aliada ao meio rural.
Palavras-chave: Cadeias Produtivas. Quociente Locacional. Desenvolvimento Territorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.