PRONAF no estado do Paraná
quais lógicas de desenvolvimento têm sido fortalecidas?
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2860Resumo
O trabalho objetiva analisar as atividades produtivas e empreendimentos rurais financiados pelo PRONAF no Estado do Paraná, a fim de compreender as lógicas de desenvolvimento rural e regional que o programa tem estimulado. Para cumprir este objetivo, a metodologia utilizada foi a de analisar os dados secundários da Matriz de Dados do Crédito Rural (MDCR), disponibilizados pelo Banco Central do Brasil (BCB), no período de 2013 a 2018. Os resultados e conclusões do estudo apontam para a grande expressividade do Paraná no uso dos recursos, com destaque para a modalidade de custeio, que perfaz 57% do total do volume do programa, que são aplicados em sua maioria nas culturas de grãos e commodities agrícolas. Os recursos de investimento voltam-se principalmente a aquisição de máquinas e implementos agrícolas, para uso nestas mesmas culturas modernizadas da agricultura familiar. Neste sentido, o PRONAF tem fortalecido padrões de desenvolvimento rural que visam especializar a agricultura familiar na produção agrícola, deixando de lado princípios importantes como a diversificação rural, produção de alimentos, sustentabilidade ambiental e apoio as atividades rurais não agrícolas.
Palavras-chave: Agricultura familiar. PRONAF. Paraná. Desenvolvimento rural e regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.