Breves considerações sobre comida local, terroir, indicações geográficas e turismo gastronômico
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9iEd.%20esp.%202.2497Resumo
O artigo apresenta o terroir como elemento fundamental para o aparecimento de produtos agroalimentares especiais, como as indicações geográficas. Aqui, apresenta-se a ligação entre comida local, terroir, indicações geográficas (IGs) e turismo gastronômico, além de identificar os tipos de IGs existentes no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória baseada em revisão da literatura. Dentre os achados da pesquisa, observa-se o poder de comunicação de alimentos e bebidas; que o terroir precisa ser entendido enquanto palavra-noção ampla para não ter sentido reduzido a território; que atualmente existem, no Brasil, 74 indicações geográficas registradas: 65 nacionais e 9 estrangeiras, que se dividem em Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO); e que a atividade turística, sobretudo pelo turismo gastronômico pode se utilizar dos produtos de terroir, como as indicações geográficas, para gerar desenvolvimento, criando diversos produtos para o turismo gastronômico, que ressaltam cultura e identidade a partir de alimentos e bebidas.
Palavras-Chaves: Comida Local. Terroir. Indicação Geográfica. Turismo Gastronômico. Bens Agroalimentares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.