Tecendo vidas
artesanato em lã, saberes e identidade territorial no Pampa
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2053Resumo
O objetivo desse artigo foi pesquisar saberes e aspectos identitários relativos ao artesanato em lã no pampa brasileiro. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas oito entrevistas com artesãos e artesãs do município Santana do Livramento com auxílio de um roteiro de questões. Os artesãos e as artesãs resgatam a trajetória de suas vidas junto a essa paixão de tecer individualmente ou em grupo, de diferentes formas, preservando a rusticidade. Acompanhando as mudanças do mercado, somando os saberes repassados no interior da família e nos cursos, o artesanato em lã e as pessoas que o fazem garantem a vitalidade da identidade territorial do pampa a cada nova peça que produzem, carregada de significados.
Palavras-chave: Artesanato. Cadeia da lã. Saberes. Identidade territorial. Pampa brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.