Moda ecologicamente correta e meio ambiente: um estudo com lojistas de diferentes segmentos de mercado

Autores/as

  • Andréia Mesacasa Instituto Federal do Paraná - IFPR, Câmpus Irati
  • Arlete Venturin
  • Edival Sebastião Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus Pato Branco

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v2i2.82

Palabras clave:

Moda Ecologicamente Correta, Meio Ambiente, Representações Sociais

Resumen

Este artigo relata estudo realizado sobre as representações sociais de moda ecologicamente correta em um grupo de lojistas no município de Pato Branco, Paraná. Tendo em vista que as representações sociais emergem a partir do entendimento das pessoas sobre determinado tema em uma época específica, e que seu principal modo de expressão consiste na linguagem escrita ou falada, para a coleta de dados foi elaborado um questionário com um total de sete questões a respeito do tema. As questões, de fácil entendimento, versaram sobre a compreensão do termo “moda ecologicamente correta”, os principais meios de informação e pesquisa utilizados pelos lojistas no processo de aquisição de mercadorias, bem como a comercialização de produtos de moda ecologicamente corretos em seus estabelecimentos. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os sujeitos da pesquisa têm consciência dos malefícios ambientais provocados pela utilização de substâncias tóxicas nos processos têxteis, bem como no cultivo de determinadas fibras. Os dados sugerem que a conscientização acerca destes problemas está ligada, sobretudo, às informações acessadas pelos sujeitos da pesquisa, as quais, por outro lado, não são adequadamente difundidas para um público mais amplo.

 

Biografía del autor/a

Andréia Mesacasa, Instituto Federal do Paraná - IFPR, Câmpus Irati

Mestre em Desenvolvimento Regional - UTFPR

Especialista em Moda, Criação e Produção - UDESC

Bacharel em Moda - UDESC

Publicado

2012-11-08

Cómo citar

Mesacasa, A., Venturin, A., & Teixeira, E. S. (2012). Moda ecologicamente correta e meio ambiente: um estudo com lojistas de diferentes segmentos de mercado. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 2(2), 205–216. https://doi.org/10.24302/drd.v2i2.82

Número

Sección

Artigos

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