Desenvolvimento local sustentável

um framework de transformação local alicerçado nas relações sociais em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4761

Resumo

Com o aumento das crises sanitárias e ambientais, o desenvolvimento regional tem passado por mudanças. O modelo Donut defende a revisão das prioridades da sociedade incluindo três dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental. Portanto, este artigo objetiva propor um framework de transformação local baseado em comunidades sustentáveis por meio de um estudo de caso de duas etapas no movimento coletivo POA Inquieta. Na primeira etapa, foi adotada uma abordagem quantitativa com a utilização da análise de redes sociais. Na segunda, foram coletadas evidências qualitativas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com atores centrais e periféricos do caso. O framework resultante apresenta cinco pilares de relações sociais em rede (comunicação, recursos, objetivos comuns, envolvimento e normas) e três direcionadores de ação coletiva (participação política, desenvolvimento inclusivo e diversidade). Espera-se que o framework contribua para os estudos de desenvolvimento regional sustentável e para a prática dos movimentos coletivos de transformação local.

Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Transformação Local. Economia Donut. Análise de Redes. POA Inquieta.

Biografia do Autor

Jorge Verschoore, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Administração, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm/UNISINOS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Brasil.

Bruna Hess Prisco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Especialista em Negócios Internacionais. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Brasil.

Jefferson Marlon Monticelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Administração, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm/UNISINOS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

Verschoore, J., Prisco, B. H., & Monticelli, J. M. (2023). Desenvolvimento local sustentável: um framework de transformação local alicerçado nas relações sociais em rede. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 231–255. https://doi.org/10.24302/drd.v13.4761

Edição

Seção

Artigos