Análisis de brandings urbanos contemporáneas desde el punto de sostenibilidad

enfoques centrales, potencialidades y limitaciones

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3130

Resumen

Las proyecciones de crecimiento de la población sumadas a la tendencia global de urbanización hacen que el desarrollo sostenible de los centros urbanos sea vital para la sostenibilidad del planeta. A medida que los principios del desarrollo sostenible alcanzan relevancia mundial, surgen conceptos relacionados con las ciudades. En este contexto, las ciudades se apropian de las marcas (etiquetas) para resaltar su imagen, atrayendo inversiones y capital humano para impulsar el desarrollo, independientemente de si constituyen o no la planificación estratégica de la ciudad. El objetivo de esta investigación es analizar los enfoques centrales, las potencialidades y limitaciones entre las principales marcas urbanas contemporáneas desde la perspectiva de la sostenibilidad. Para ello, la metodología utilizada tiene un enfoque cualitativo, con la técnica de investigación bibliográfica. Como el tema de la marca de la ciudad involucra varios aspectos, la investigación delimita una muestra intencional de definiciones, que se estructura en cinco subtemas: ciudades sostenibles, ciudades inteligentes y sostenibles, ciudades creativas e innovadoras, ciudades inclusivas e iguales, ciudades resilientes. Los resultados indican que la definición de sostenibilidad urbana es bastante amplia y dada la diversidad territorial, que expande el campo de acción, emergen diferentes definiciones que se centran en un aspecto temporal y / o espacial específico relevante para la sociedad. Sin embargo, al elegir una determinada marca como eje guía para las políticas públicas urbanas, puede no incluir aspectos esenciales de la sostenibilidad urbana, ya que la mayoría de las definiciones urbanas no ven a la ciudad de manera integral, ampliando las brechas existentes, especialmente en las dimensiones sociales y sociales/o ambiental.

Palavras clave: Sostenibilidad Urbana. Ciudades Inteligentes y Sostenibles. Ciudades Creativas e Innovadoras. Ciudades Inclusivas e Iguales. Ciudades Resilientes.

 

Biografía del autor/a

Christian Luiz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UTFPR. Professor Associado III da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Professor permanente do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação de Tecnologia e Sociedade (PPGTE), do Programa de Pós-graduação em Planejamento e e Governança Pública (mestrado e doutorado profissional) e do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Professor visitante da Universidade Sapienza de Roma (2019). Presidente do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos desde 2020 e Membro do Observatório das Metrópoles. Graduado em economia, mestre e doutor em engenharia de produção e pós-doutor em administração pela USP. Ganhador do Prêmio Paraná de Economia em 1999, 2002, 2005, 2007 e 2009 e 2010. Escolhido pelos economista como Economista do Ano (2010) na categoria acadêmica, por sua trajetória e atuação na área. Coordenador da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária (2017-2019), coordenador adjunto dos programas acadêmicos da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES (2018-2019) e dos Programas Profissionais da mesma área da CAPES (2013-2018). Presidente do Conselho Regional de Economia - 6a. Região/ Paraná em 2005. Líder do grupo de pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmica de Desenvolvimento Territorial (PD2T) da UTFPR. Desenvolve pesquisas relacionadas a política e gestão pública para o desenvolvimento local sustentável. Possui 15 livros publicados sobre o tema. Pesquisador do CNPq e da Fundação Araucária.

Nádia Mara Franz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

É Doutoranda em Tecnologia e Sociedade no programa PPGTE da UTFPR Mestre em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE - Instituto Superior de Administração e Economia. Pós-Graduada em Gestão Empresarial Moderna pela FGV - Fundação Getúlio Vargas em convênio com o ISAE. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade da Administração de Empresas do Alto Vale do Itajai/SC. Trabalhou na Caixa Econômica Federal de 1989 a 2017, onde atuou por 19 anos em cargos gerenciais: como Gerente Geral das Agências Cristo Rei, Barão do Serro Azul, Ahú e Barreirinha, como substituta do Gerente Regional de Canais e como membro deliberativo do comitê de crédito da Superintendência Curitiba Leste, como Gerente de carteira de clientes pessoa física média e alta renda nas Agências Marechal Deodoro, Barão do Serro Azul e Bacacheri. Gerente de carteira de clientes pessoa jurídica micro e médias empresas na Agência Barão do Serro Azul, como Supervisora da bateria de caixas na Agência Verde Vale. Entre os anos de 2001 a 2017, exercia na gerência a função auxiliar de treinar os colaboradores da Agência em produtos, processos e atendimento, bem como realizava palestras de finanças à colaboradores das empresas clientes. Atualmente se dedica a carreira de docente ao ensino superior presencial e EAD. Vínculo atual com a ESIC - Business & Marketing School Internacional. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa (UTFPR) PD2T - Políticas Públicas e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial. Membro da Equipe Editorial da Revista Tecnologia e Sociedade da UTFPR. Mentora no Programa de Iniciação ao Empreendedorismo da UTFPR

Publicado

2020-10-23

Cómo citar

Silva, C. L. da, & Franz, N. M. (2020). Análisis de brandings urbanos contemporáneas desde el punto de sostenibilidad: enfoques centrales, potencialidades y limitaciones. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10(ed.esp.), 60–89. https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp.3130