Analysis of contemporary urban brandings from the point of sustainability

central approaches, potentialities and limitations

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3130

Abstract

The projections of population growth added to the global trend of urbanization make the sustainable development of urban centers vital to the sustainability of the planet. As the principles of sustainable development reached worldwide relevance, definitions related to cities emerge. In this context, cities take ownership of brandings in order to highlight their image, attracting investment and human capital to leverage development, whether or not they constitute the city's strategic planning. The objective of this research is to analyze the central approaches, the potentialities and limitations between the main contemporary urban brandings from the perspective of sustainability. For this, the methodology used has a qualitative approach, with the technique of bibliographic research. As the city branding theme involves several aspects, the research delimits an intentional sample of definitions, which is structured in five sub-themes: sustainable cities, smart and sustainable cities, creative and innovative cities, inclusive and equal cities, resilient cities. The results indicate that the definition of urban sustainability is quite broad and given the territorial diversity, which expands the field of action, different definitions emerge that focus on a specific temporal and / or spatial aspect relevant to society. However, when choosing a certain branding as a guiding axis for urban public policies, it may not include essential aspects of urban sustainability, since most urban definitions do not see the city holistically, widening existing gaps, especially in the social and/or environmental dimensions.

Keywords: Urban sustainability. Sustainable Smart Cities. Creative and Innovative Cities. Inclusive and Equal Cities. Resilient Cities.

Author Biographies

Christian Luiz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UTFPR. Professor Associado III da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Professor permanente do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação de Tecnologia e Sociedade (PPGTE), do Programa de Pós-graduação em Planejamento e e Governança Pública (mestrado e doutorado profissional) e do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Professor visitante da Universidade Sapienza de Roma (2019). Presidente do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos desde 2020 e Membro do Observatório das Metrópoles. Graduado em economia, mestre e doutor em engenharia de produção e pós-doutor em administração pela USP. Ganhador do Prêmio Paraná de Economia em 1999, 2002, 2005, 2007 e 2009 e 2010. Escolhido pelos economista como Economista do Ano (2010) na categoria acadêmica, por sua trajetória e atuação na área. Coordenador da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária (2017-2019), coordenador adjunto dos programas acadêmicos da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES (2018-2019) e dos Programas Profissionais da mesma área da CAPES (2013-2018). Presidente do Conselho Regional de Economia - 6a. Região/ Paraná em 2005. Líder do grupo de pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmica de Desenvolvimento Territorial (PD2T) da UTFPR. Desenvolve pesquisas relacionadas a política e gestão pública para o desenvolvimento local sustentável. Possui 15 livros publicados sobre o tema. Pesquisador do CNPq e da Fundação Araucária.

Nádia Mara Franz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

É Doutoranda em Tecnologia e Sociedade no programa PPGTE da UTFPR Mestre em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE - Instituto Superior de Administração e Economia. Pós-Graduada em Gestão Empresarial Moderna pela FGV - Fundação Getúlio Vargas em convênio com o ISAE. Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade da Administração de Empresas do Alto Vale do Itajai/SC. Trabalhou na Caixa Econômica Federal de 1989 a 2017, onde atuou por 19 anos em cargos gerenciais: como Gerente Geral das Agências Cristo Rei, Barão do Serro Azul, Ahú e Barreirinha, como substituta do Gerente Regional de Canais e como membro deliberativo do comitê de crédito da Superintendência Curitiba Leste, como Gerente de carteira de clientes pessoa física média e alta renda nas Agências Marechal Deodoro, Barão do Serro Azul e Bacacheri. Gerente de carteira de clientes pessoa jurídica micro e médias empresas na Agência Barão do Serro Azul, como Supervisora da bateria de caixas na Agência Verde Vale. Entre os anos de 2001 a 2017, exercia na gerência a função auxiliar de treinar os colaboradores da Agência em produtos, processos e atendimento, bem como realizava palestras de finanças à colaboradores das empresas clientes. Atualmente se dedica a carreira de docente ao ensino superior presencial e EAD. Vínculo atual com a ESIC - Business & Marketing School Internacional. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa (UTFPR) PD2T - Políticas Públicas e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial. Membro da Equipe Editorial da Revista Tecnologia e Sociedade da UTFPR. Mentora no Programa de Iniciação ao Empreendedorismo da UTFPR

Published

2020-10-23

How to Cite

Silva, C. L. da, & Franz, N. M. (2020). Analysis of contemporary urban brandings from the point of sustainability: central approaches, potentialities and limitations. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10(ed.esp.), 60–89. https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp.3130