A convergência entre o turismo rural e as indicações geográficas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9iEd.%20esp.%202.2588Resumen
As indicações geográficas (IG) podem se tornar poderosas estratégias de desenvolvimento dos territórios rurais. O fortalecimento do turismo rural tornou-se um dos eixos prioritários de desenvolvimento do Ministério do Turismo. Diversos fatores comuns existem entre ambos como a escala de ação, a localização em meios rurais, as atividades agrícolas, entre outras, como a qualidade das paisagens, os aspectos culturais e tradicionais. Considerando essa confluência de elementos, o presente estudo tenta definir quais relações podem se tecer entre turismo rural e indicações geográficas buscando confirmar ou não a teoria elaborada por Le Guerroué e Barjolle (2018), que propõem a hipóteses de que existe quatro tipos de interações possíveis. Assim, o trabalho consiste em associar os territórios, identificados pelos munícipios, segundo suas classificações em termo de desenvolvimento turístico, às áreas geográficas definidas nos cadernos de especificações das indicações geográficas, buscando em fontes diversas avaliar quais atividades estão presentes nessas áreas comuns e em particular quais estão diretamente associadas às IGs. O agrupamento de dados possibilitou ver a heterogeneidade do turismo nos territórios das indicações geográficas. Os dados observados confirmaram a hipótese emitida, identificando quatro tipos de interação entre o desenvolvimento das indicações geográficas e do Turismo rural. Estudos complementares são necessários para representar de modo mais preciso outras variáveis não contempladas no presente trabalho.
Palavras-chave: Indicações Geográficas. Turismo Rural. Interação. Desenvolvimento Territorial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.