O desenvolvimento de capacidades dinâmicas como recurso estratégico
um estudo de caso no segmento do vestuário
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2169Resumen
O setor de vestuário está inserido no complexo e dinâmico mercado da moda, marcado pela globalização e pelo crescimento da competitividade. Neste contexto, revela-se importante o estudo do tema capacidades dinâmicas, que visa a explicar como empresas conseguem alcançar e sustentar vantagens competitivas mesmo em ambientes altamente dinâmicos e de constantes modificações. Com base nisso, a presente pesquisa – caracterizada como um estudo de caso único, de abordagem qualitativa e descritiva – investigou quais são os mecanismos e os instrumentos de desenvolvimento das capacidades dinâmicas de uma empresa do segmento vestuário, tendo como base o modelo de Wang e Ahmed (2007) que as analisa a partir do conjunto de capacidades adaptativas, absortivas e inovativas. Observa-se no caso estudado que para o desenvolvimento das capacidades dinâmicas ocorre a articulação entre comportamentos e habilidades de busca e inovação, entre rotinas e processos de busca e inovação e entre mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento.
Palavras-chave: Capacidades dinâmicas. Setor de vestuário. Capacidade absortiva, Capacidade adaptativa. Capacidade inovativa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.