Políticas públicas e suas relações com desenvolvimento regional e competitividade
análise do setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios catarinense
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2165Resumen
Este trabalho analisa características socioeconômicas do setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios catarinense, bem como as principais políticas públicas influentes no período 2001-2015. Políticas públicas propiciam desenvolvimento nos âmbitos nacional, regional e local, com efeitos ao ambiente operacional das firmas. Nesse sentido, aliar ações governamentais ao ambiente competitivo é uma maneira de contribuir e influenciar níveis de emprego e renda. Nesta perspectiva, a literatura entende que relações entre firma-ambiente são interdependentes, com influências mútuas entre si. Deste modo, o Estado possui importante papel contributivo ao desenvolvimento regional e competitivo das firmas. Por meio dos métodos dedutivo e histórico, este estudo descreve e analisa os principais dados socioeconômicos do setor. Explora dados secundários por intermédio de uma abordagem quantitativa e emprega, como estratégia de pesquisa, análise documental e como técnica de pesquisa a análise de conteúdo. Com base nestas considerações, este trabalho reúne amplo conjunto de dados socioeconômicos do setor; avalia os seus principais clusters no Brasil; apura transações comerciais; e identifica as principais políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento regional. Os resultados demonstram um setor em expansão, baseado em microempresas, com valores crescentes de produção e receitas. As fontes de fomento são principalmente federais, demonstrando um alinhamento vertical entre governos. O cluster catarinense é representativo em nível nacional e possui saldo na balança comercial positivo e persistente.
Palavras-chave: Relações firma-governo. Análise socioeconômica. Clusters setoriais. Desenvolvimento Regional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.