Dinâmica de polarização
os casos dos polos industriais de Anápolis e Rio Verde em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9ied.%20esp..2124Resumen
Esse artigo discute as especificidades das estruturas industriais dos polos industriais de Anápolis e de Rio Verde, em Goiás, analisando suas diferenças em termos de fatores aglomerativos, integração com o tecido produtivo local e consequente capacidade de dinamizar a sua economia e a de seu entorno. Para tanto, constrói um Índice de Diversificação Industrial (IDInd), uma Razão de Concentração Setorial (RCS) e um Índice de Territorialização (IT), utilizando dados da RAIS e do sistema de notas fiscais eletrônicas da SEFAZ-Go. Conclui que Anapolis teve seu desenvolvimento industrial associado principalmente à economias de aglomeração urbanas, resultando em uma indústria mais diversificada, com baixa integração intra e inter setorial, bem como com o restante do tecido produtivo regional. Em decorrência, apresenta um baixo multiplicador interindustrial e limitada capacidade de impulsionar a economia no seu entorno. Rio Verde, por sua vez, teve sua industrialização associada a economias de especialização marshallianas, no bojo de um movimento de modernização agropecuária e integração com a indústria, dando origem a complexos agroindustriais altamente integrados e inseridos na economia regional. Seus encadeamentos mais densos se convertem em maiores impulsos para o crescimento local e regional. Por fim, chama a atenção para a importância de se considerar essas especificidades ao se pensar políticas industriais para o estado.
Palavras chave: Polos industriais. Desenvolvimento regional. Aglomerações. Anápolis. Rio Verde.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.