Da vantagem comparativa à vantagem diferenciadora: estratégias de especificação de ativos territoriais como alternativa de desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v2i1.199Palabras clave:
Território. Desenvolvimento territorial. Identidade territorial. Ativos e recursos territoriais.Resumen
As diferentes estratégias de especificação de ativos territoriais podem ser consideradas formas de revalorização das vantagens sustentáveis do território, na perspectiva de contribuir para a qualificação de estratégias de desenvolvimento (local, regional, territorial). A Indicação Geográfica, no Brasil, ou outras formas assemelhadas em outros países, de maneira geral, é considerada por a principal estratégia de especificação. Revisa-se o estado da arte sobre temas que tangenciem a relação entre território, identidade territorial e desenvolvimento, tendo como foco central o tema da especificação de ativos territoriais. Como questão para futuras investigações propõe-se a necessidade de compreensão das potencialidades e limites da especificação de ativos territoriais como estratégia de desenvolvimento. Trata-se de um primeiro passo para estruturar um referencial teórico que sirva de base para futuras investigações que analisem comparativamente a realidade brasileira com a de outros países.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.