Construção de mercados por agroindústrias familiares: análise sob a perspectiva da abordagem da cesta de bens e serviços territoriais
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v14.5425Resumo
A abordagem territorial do desenvolvimento atribui aos atores sociais papel central na construção de projetos que promovam a ativação de recursos e o enfrentamento a problemas ambientais e socioeconômicos. Nesse contexto, o referencial teórico-metodológico da Cesta de Bens e Serviços Territoriais propõe a articulação cooperada entre atores públicos, privados e associativos para promover bens e serviços específicos do território. Este trabalho objetiva caracterizar os canais e mercados acessados e construídos por agroindústrias familiares da Serra Catarinense. Para tanto, em 2022, uma pesquisa de campo foi realizada com a aplicação de questionários em trinta agroindústrias familiares no território da Associação dos Municípios da Região Serrana. A pesquisa evidencia que os empreendimentos diversificam suas vendas, com mais da metade utilizando dois a três canais, predominando o acesso por consumidores do território. O estudo de mercados associado ao referencial teórico utilizado, revelam a valorização local dos produtos não restrita a um grupo social.
Palavras-chave: território; canais de comercialização; desenvolvimento sustentável; recursos específicos.
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