A Erva-Mate no Planalto Norte Catarinense: os compostos bioativos como variável na determinação das especificidades necessárias ao reconhecimento como Indicação Geográfica
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v6i2.1212Palabras clave:
Erva-mate. Adubação. Fenólicos. Metilxantinas.Resumen
Historicamente, a erva-mate (Ilex paraguariensis St. - Hil) tem sido um dos principais produtos agrícolas da região sul do Brasil e, atualmente, representa espécie de grande potencial econômico, social e ecológico. Há evidências do potencial protetor à saúde por meio do consumo de bebidas à base de erva-mate. Os efeitos benéficos à saúde são atribuídos aos compostos bioativos, cuja concentração pode modificar dependendo de variáveis genéticas, ambientais e tecnológicas, incluindo o cultivo e processamento. Características da erva mate (nativa ou plantada) possibilitam seu cultivo tanto a pleno sol quanto em sombreamento, com ou sem algum tipo de adubação. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a erva-mate coletada em ervais do município de Irineópolis, na região do Planalto Norte Catarinense, produzida em diferentes sistemas de cultivo, com variáveis níveis de intensidade luminosa em condições naturais, a fim de identificar possíveis variações nos teores de compostos fenólicos e metilxantinas. Teve-se como hipótese de estudo a de que as especificidades dos ervais possam ser um subsídio justificável, como forma de agregação de valor da matéria prima e valorização dos recursos naturais, e que possa contribuir para o reconhecimento do produto como Indicação Geográfica (IG). Os resultados demonstraram que, em relação as plantas não adubadas; nas com a adição de adubação orgânica, houve aumento nos teores dos compostos fenólicos e de metilxantinas, influenciando positivamente para a produção de erva-mate nativa em áreas de caívas. Esse aspecto pode favorecer a produção de matéria prima diferenciada, conforme exigências do mercado consumidor, e ser uma variável do produto como IG.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.