Análise comparativa de lucratividade das culturas de erva-mate em relação a soja no Planalto Norte Catarinense
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2717Resumo
Diante da importância das culturas de erva-mate e soja no Planalto Norte de Santa Catarina faz-se essencial um estudo dos valores de custos e o retorno financeiro da produção de erva-mate como forma de diversificar a propriedade, tornando-a mais lucrativa. O desenvolvimento de uma ferramenta de consulta para tomada de decisões em relação a diversificação de culturas e comparativos, traz aos agricultores e investidores rurais, um instrumento auxiliar para a tomada de decisão baseada em valores reais médios de acordo com a região e realidade. Deste modo, o objetivo foi analisar a lucratividade obtida com o cultivo de erva-mate e comparar com a obtida com o cultivo de soja em área agrícola na região do Planalto Norte Catarinense. A pesquisa foi do tipo quantitativa, exploratória e descritiva. Realizou-se a análise financeira do Valor Presente Líquido (VPL). Os resultados indicaram que num período de 10 anos das duas atividades, a erva-mate, apesar de requerer maior tempo entre o investimento e o retorno econômico, foi superior financeiramente. A cultura da erva-mate tem seu retorno de investimento no quinto ano após o plantio. A soja mantém lucratividade a cada safra, necessitando investimentos para produção anual, já a erva-mate, há investimento maior no primeiro ano, e diminui os investimentos a partir do segundo ano, apenas para manter as plantas em crescimento, e estabilizando a produção no nono ano. Conclui-se que a erva-mate tem retorno financeiro superior em relação à soja.
Palavras-Chave: Análise Financeira. Agricultura. Rentabilidade. Desenvolvimento Regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.