Artesanato e economia criativa: o caso do projeto Sereias da Penha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.5147

Resumo

Considerando as semelhanças existentes na literatura, o objetivo desse trabalho é analisar as interfaces entre o artesanato e a economia criativa no Projeto de Artesãs Sereias da Penha, por meio das características do produtor (saber tradicional, criatividade e competências empreendedoras); Aspectos do produto (valor simbólico e criatividade); Redes sociais (interações entre atores); e Impactos do produto (ambiental, econômico e social). Realizou-se um estudo de natureza qualitativa/exploratória, com entrevistas semiestruturadas e dados secundários. Após a análise do software ATLAS.ti, constou-se que o saber tradicional transmitido pelo artesão contribui para a economia criativa, esta que tem como fator chave o conhecimento tradicional. Ademais, o valor simbólico do produto é um atributo essencial para ambas as temáticas, visto que possui alto valor cultural. Outrossim, as interações sociais surgem como facilitadoras das capacidades criativas locais, dado que tende a fortalecer a área da economia criativa e do artesanato, nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Palavras-chave: Indústrias criativas. Ofício. Artesãs.

Biografia do Autor

José Luis Rozendo Braz, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Administração (PPGA/UFCG). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Graduado em Administração pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL.

Lucia Santana de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Titular da Universidade Federal de Campina Grande. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e do Programa de Pós-Graduação em Administração (UFCG). Doutora em Administração pela Universidade de Valladolid-Espanha. Especialista em Metodologia de Pesquisa pela Universidade Federal de Roraima. Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2024-07-10

Como Citar

Braz, J. L. R., & Freitas, L. S. de. (2024). Artesanato e economia criativa: o caso do projeto Sereias da Penha. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 400–431. https://doi.org/10.24302/drd.v14.5147

Edição

Seção

Artigos