Impactos do sistema de pagamento por qualidade do leite em uma cooperativa da agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2963Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar os impactos gerados pela implantação de um sistema de pagamento baseado por indicadores de qualidade implantados em uma Cooperativa da Agricultura Familiar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e de campo, com entrevistas semiestruturadas com os três representantes da Cooperativa estudada e todos os produtores que confiam a ela seu produto. As análises das entrevistas foram realizadas por intermédio do software Iramuteq, sendo elas a Classificação Hierárquica Descente e a de Similitude de palavras. Os resultados demonstraram a importância do Sistema de Pagamento por Qualidade, principalmente por apresentar impactos socioeconômicos e técnicos, pois a qualidade do leite entregue melhorou, e os produtores trabalharam motivados pela implantação do Sistema de Pagamento por Qualidade. Como contribuição esta pesquisa aponta os impactos positivos e negativos causados pela implantação deste sistema, permitindo um novo olhar de aprimoramento e novas maneiras de uso desta forma de gestão.
Palavras-chave: Desenvolvimento Rural. Cooperativismo Sustentável. Produção de Leite.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.