Panorama do debate sobre economia solidária e políticas públicas ligadas à coleta seletiva de resíduos sólidos
exercício de revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3557Resumo
Até o final do século passado, as abordagens a respeito da Economia Solidária eram limitadas e geralmente associadas a movimentos isolados, não raras as vezes compreendidos como desnecessários e limitadores de desenvolvimento. Esta realidade tem encontrado mudanças significativas, cujas características este trabalho procura responder: onde estão e quais são as principais áreas de pesquisa e interesse sobre este tema, no contexto do cooperativismo e das políticas públicas associadas à coleta seletiva de resíduos sólidos. Tal ação jutifica-se, em especial, pelas crescentes afirmativas de que a raça humana depende de ações claras e objetivas no context do lixo. Para tanto, se utilizou o método de revisão sistemática, cujas pesquisas abordaram trabalhos publicados na Plataforma Web of Science no intervalo de dez anos (2009-2019). Os resultados apontaram oitocentos e quarenta e três trabalhos, levando-se em consideração os limitadores iniciais. Após a aplicação dos cortes e cruzamentos propostos, vinte e dois trabalhos se enquadraram e serviram de base para esta pesquisa. Os trabalhos, em sua maioria, apontam a economia solidária como um meio de organização social em crescimento, em áreas muito distintas, porém ainda com grandes deficiências em políticas públicas. Em específico, os resultados mostraram o fomento de cooperativas de catadores de resíduos sólidos e o incentivo ao processo de reciclagem como meio de geração de renda e reinclusão social, mesmo em meio a dificuldades.
Palavras-chave: Resíduos Sólidos. Catadores. Reciclagem. Políticas Públicas. Cooperativismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.