A atuação profissional de enólogos do IFRS campus Bento Gonçalves no enoturismo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2923Resumo
Este trabalho objetiva analisar a atuação profissional dos técnicos e tecnólogos em Viticultura e Enologia egressos do IFRS Campus Bento Gonçalves, e sua relação com atividades de enoturismo. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, mediante questionário online, contendo questões abertas e fechadas sobre aspectos sociodemográficos, formação e atuação profissional. A amostra corresponde a 91 participantes que concluíram o curso entre 2011 a 2017, sendo N = 322. As estatísticas descritivas aplicadas identificaram as principais atividades executadas pelos respondentes, que incluem a elaboração e análise de vinhos, recepção e atendimento a turistas, guiamento em visitas, varejo e comercialização. Dos participantes, 75 % acompanharam visitantes em degustações, mas apenas 59 % indicaram ter trabalhado com atividades enoturísticas. O técnico em Viticultura e Enologia é visto como um profissional que deve atuar no enoturismo em vinícolas, seguido pelo turismólogo e pelo enólogo. Todos consideraram relevante aprender sobre enoturismo; entretanto, 68 % indicaram que a instituição de ensino não oportunizou conhecimentos na área. Constata-se que os enólogos têm papel substancial no desenvolvimento do turismo de vinhos, apesar de não disporem de grade curricular que oferte conhecimentos teórico-práticos enriquecedores à qualificação, cabendo às instituições de ensino adaptarem seus currículos frente à demanda do mercado de trabalho.
Palavras-chave: Turismo de vinhos. Formação profissional. Desenvolvimento rural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.