Quais as potencialidades e entraves para o programa nacional de alimentação escolar em Getúlio Vargas/RS?
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2760Resumo
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública brasileira. Passou a dar maior incentivo para a inserção da agricultura familiar aos mercados em 2009, ao estabelecer que no mínimo 30% dos recursos federais repassados para a merenda escolar devem ser empregados na compra direta de produtos da agricultura familiar (AF). Essa pesquisa avaliou como são utilizados os recursos do PNAE e quais as potencialidades e limitações na compra de alimentos da AF em Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul. O estudo é exploratório, com método misto (quanti e qualitativo). Foram coletados e analisados dados secundários oficiais do FNDE (período de 2011 a 2017) e realizadas entrevistas com informantes chaves do município. O município vem cumprido exemplarmente a lei, com máximo de 63% e média de 48,6% do recurso repassado pela União usados na compra direta de alimentos da AF. O que contribui para esse resultado positivo são as seguintes potencialidades: organização dos agricultores em cooperativa; comprometimento dos agricultores e da Emater do município com o programa; Conselho de Alimentação Escolar (CAE) eficiente. Como limitações destaca-se: burocracia; baixo planejamento e diversidade de alimentos. O PNAE em Getúlio Vargas tem contribuído na garantia da segurança alimentar dos estudantes, fornecendo alimentos em quantidade e qualidade adequados.
Palavras-chave: Agricultura Familiar. PNAE. Segurança Alimentar. Alimentação Escolar. Desenvolvimento Rural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.