Fatores associados à transparência pública municipal
um estudo regional no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2239Resumo
Um dos objetivos dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs), assim como dos mecanismos de transparência pública, diz respeito à aplicação correta dos recursos públicos. Este estudo buscou identificar os fatores relacionados ao nível de transparência dos 77 municípios da região funcional de planejamento RF7. Os fatores avaliados foram socioeconômicos (desemprego, investimento, dívida, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e Índice Firjan), políticos (participação eleitoral, competitividade política, reeleição, gênero do prefeito) e um fator demográfico (população). Todos os dados, de origem secundária, foram coletados em bases disponíveis na internet. Para a análise fez-se uso de técnicas de estatística descritiva e multivariada. Os resultados demonstraram que, há uma relação positiva do índice de transparência com o tamanho da população e com o investimento anual do município; já com a participação eleitoral e o desemprego verificou-se a existência de uma relação negativa. Além disso, não foi verificada relação da transparência com a dívida municipal, com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e com o fator competitividade política.
Palavras-chaves: Acesso à informação. Fatores socioeconômicos. Fatores políticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.