Perfil dos candidatos e dos eleitos a prefeito

eleições de 2016 e 2020 no RS/Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4221

Resumo

Pierre Bordieu entendia que as lutas, na política, acontecem com armas (capitais) desiguais, que movem as escolhas dos representantes da população no campo político. O objetivo deste estudo é verificar se houve alteração no perfil dos candidatos ofertados à população e dos efetivamente eleitos para o cargo de prefeito, bem como se é possível identificar mudanças, por campo ideológico (direita-esquerda), nas eleições municipais do Rio Grande do Sul/Brasil, ocorridas em 2016 e 2020. Utilizou-se os dados do Tribunal Superior Eleitoral, dos referidos pleitos, considerando características de gênero, cor/raça, estado civil, faixa etária e situação de reeleição. Foi utilizado o método estatístico do teste de qui-quadrado para testar a associação da mudança de perfil. Os resultados apontam para a existência de diferenças significativas entre os distintos campos ideológicos do espectro político no que diz respeito ao perfil dos candidatos ofertados pelos partidos e os eleitos nos pleitos do período analisado.

Palavras-chave: Partidos políticos. Ideologias Políticas. Eleições municipais. Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Edemar Rotta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor com Estágio Pós-Doutoral em Serviço Social. Mestre em Sociologia. Professor do Quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas - Mestrado - UFFS.  Pesquisador nas áreas de desenvolvimento, políticas públicas, políticas sociais e gestão social.

Felipe Micail da Silva Smolski, Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas. Doutorando em Economia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. São Leopoldo. Rio Grande do Sul. Brasil

Ivann Carlos Lago, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Sociologia Política. Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em   Desenvolvimento e Políticas Públicas – Mestrado – UFFS. Cerro Largo. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

Rotta, E., Smolski, F. M. da S., & Lago, I. C. (2023). Perfil dos candidatos e dos eleitos a prefeito: eleições de 2016 e 2020 no RS/Brasil. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 213–230. https://doi.org/10.24302/drd.v13.4221

Edição

Seção

Artigos