PRONAF gaúcho
comparando a distribuição de recursos com indicadores socioeconômicos e características do meio rural
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.Dossie.3846Resumo
O PRONAF é a principal política pública voltada à agricultura familiar no Brasil, sendo importante avaliá-la periodicamente, a fim de verificar sua eficácia. Este estudo teve como objetivo analisar a distribuição dos recursos do PRONAF nos municípios gaúchos, considerando indicadores socioeconômicos e características do meio rural. Foram investigados 222 municípios do Rio Grande do Sul, selecionados aleatoriamente. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva, teste ANOVA e Teste t para amostras independentes. Os principais resultados apontam que o PRONAF contribui para a permanência dos agricultores no campo e destaca-se como uma fonte importante de recursos para a atividade leiteira, cultivo de lavouras temporárias e permanentes e implantação de agroindústrias, contribuindo no desenvolvimento econômico dos municípios.
Palavras-chave: Agricultura Familiar. Políticas públicas. Recursos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.