Mapeamento de processos na gestão de documentos no IFRN CNAT
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v29.4748Resumen
A gestão de processos precisa de um bom gerenciamento para que o acesso aos dados e informações estejam disponíveis em tempo hábil, gerando vantagem competitiva e trazendo melhoria na sua execução. Nessa direção, o objetivo dessa pesquisa é promover um mapeamento de processos para melhorar o desempenho na gestão de documentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN Campus Natal Central. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa e com procedimentos que se baseiam na pesquisa-ação, utilizando-se da observação participante. Nos resultados foram identificadas as diferentes etapas operacionais para a elaboração do fluxograma. Entretanto, as análises realizadas na diretoria acadêmica sugerem alguns gargalos na destinação dos documentos, bem como os arquivos encontrados na diretoria são do ano de 2001 até o ano de 2016, e são exclusivamente em papel, que ainda não foram digitalizados. Conclui-se que é necessário mudar a forma de gerir documentos nas organizações e especialmente, na compreensão da importância histórica de um acervo.
Palavras-chave: Gestão de Processos; Mapeamento dos Processos; Gestão de Documentos; Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ágora : revista de divulgação científica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.