Desigualdade de gênero

uma análise da mulher na contabilidade da região do norte catarinense

Autores/as

  • Thairine Keine Universidade do Contestado (UnC)
  • Regiane de Jesus Buss Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v26.3054

Resumen

A desigualdade de gêneros é uma grande injustiça, o mercado de trabalho brasileiro traça que tanto a disparidade salarial e a discriminação ocupacional feminina são dois atributos da desigualdade de gênero que há tempos é percebida. Portanto, o presente estudo apresentou como objetivo investigar evidências de desigualdade de gênero na atuação dos contadores na região do Planalto Norte Catarinense. Desigualdade de gênero, conforme o IBGE, vem ser as diferenças sociais que existem entre os sexos e que foram construídas ao longo dos anos, no sentido único de distinguir as diferenças biológicas entre homens e mulheres. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa no que se refere ao método de tratamento de análise dos dados, quantos aos os objetivos da pesquisa o estudo foi descritivo, e documental no que tange os procedimentos de coleta de dados. A amostra do estudo foi de 65 egressas e acadêmicas do curso de Ciências Contábeis da UnC, campus Mafra. Os resultados refletem que as mulheres ainda sofrem com a desigualdade entre gêneros, por mais que tenham o mesmo grau de escolaridade dos homens, a remuneração é inferior, evidenciando a desigualdade de gênero no contexto do mercado de trabalho contábil no Planalto Norte Catarinense. Com relação aos outros fatores como: faixa etária, porte da empresa, especialização ou mesmo tempo de serviço, não refletiram nas diferenças salariais.  

Palavras-Chave: Desigualdade. Mulheres. Área Contábil.

Biografía del autor/a

Thairine Keine, Universidade do Contestado (UnC)

Acadêmica de Ciências Contábeis, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Regiane de Jesus Buss, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Desenvolvimento Regional, professora do curso de Ciências Contábeis, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2021-06-28

Cómo citar

Keine, T., & Buss, R. de J. (2021). Desigualdade de gênero: uma análise da mulher na contabilidade da região do norte catarinense. Ágora : Revista De divulgação científica, 26, 45–63. https://doi.org/10.24302/agora.v26.3054

Número

Sección

Artigos