Estudos dos motivos e formas da aplicação do artigo 142 da Constituição Federal Brasileira

Autores

  • Dyeinnize Della Jacoma Universidade do Contestado (UNC)
  • Pâmela Aparecida Vidal Universidade do Contestado (UNC)
  • Marcelo José Boldori Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4547

Palavras-chave:

Constituição, Forças Armadas, Poder moderador

Resumo

O presente estudo possui como objetivo analisar os motivos e as formas de aplicação do artigo 142 da Constituição Federal de 1988, a qual estabelece que as Forças Armadas, instituições nacionais, permanentes e regulares, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são organizadas com base na hierarquia e na disciplina, tendo como autoridade suprema o Presidente da República, destinando-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. Este trabalho aborda o movimento constitucionalista; disserta sobre o poder constituinte; discorre sobre as forças armadas; disserta acerca do poder moderador e analisa os motivos e as formas de aplicação do artigo 142 da Constituição Federal. O problema de pesquisa proposto consiste em descobrir quais os motivos e formas de aplicação do art. 142 da Constituição Federal de 1988. Destarte, o método empregado é o dedutivo utilizando a técnica de pesquisa bibliográfica e documental, pois baseia-se na revisão bibliográfica acerca dos temas indicados e ainda analisa documentos da Assembleia Nacional Constituinte, com base técnica na legislação em vigor. A conclusão final é de que atuação das Forças Armadas deve ocorrer em casos graves de perturbação da ordem e quando houver um esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, agindo sempre por iniciativa dos poderes constitucionalmente constituídos.

Biografia do Autor

Dyeinnize Della Jacoma, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica do curso de Direito na Universidade do Contestado. Campus Porto União. Santa Catarina. Brasil.

Pâmela Aparecida Vidal, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica do curso de Direito na Universidade do Contestado. Campus Porto União. Santa Catarina. Brasil.

Marcelo José Boldori, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Desenvolvimento Regional. Professor no Curso de Direito na Universidade do Contestado.  Campus Porto União. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Della Jacoma, D., Vidal, P. A., & Boldori, M. J. (2024). Estudos dos motivos e formas da aplicação do artigo 142 da Constituição Federal Brasileira. Academia De Direito, 6, 589–606. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4547

Edição

Seção

Artigos