A aplicação do princípio da insignificância em casos de reincidência

uma leitura sobre a posição do Supremo Tribunal Federal

Autores

  • Maria Eduarda Quintino de Souza Universidade do Contestado (UNC)
  • Paulo Silas Taporosky Filho Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4363

Palavras-chave:

atipicidade, mínima ofensividade, insignificância

Resumo

O presente artigo analisa dogmaticamente o princípio da insignificância como causa excludente de tipicidade dentro da sistemática da tipicidade na teoria do delito na perspectiva analítica. A proposta de análise é embasada principalmente pela consulta a julgados do Supremo Tribunal Federal e sua respectiva posição quanto a possibilidade de reconhecimento da atipicidade material a partir da insignificância da conduta em caso de agente reincidente, tendo o seguinte problema orientado a pesquisa: o fator da reincidência penal pode servir como impeditivo para o reconhecimento e consequente aplicação do princípio da insignificância? A conclusão se deu no sentido de que a reincidência é um ponto que deve ser entendido como irrelevante para fins de averiguação da tipicidade de determinada conduta, sendo errôneo, portanto, condicionar a aplicação do princípio da insignificância à eventual primariedade do agente. A metodologia empregada é a exploratória de revisão bibliográfica e pesquisa jurisprudencial, pautando-se pelo formato metodológico por acaso e por conveniência.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Quintino de Souza, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica do curso de direito da Universidade do Contestado – UnC, Campus Canoinhas. Santa Catarina. Brasil

Paulo Silas Taporosky Filho, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Direito (UNINTER); Especialista em Ciências Penais; Especialista em Direito Processual Penal; Especialista em Filosofia; Pós-graduando (lato sensu) em Teoria Psicanalítica; Bacharelando em Letras (Português); Professor de Processo Penal e Direito Penal (UnC e UNINTER); Advogado; Membro da Comissão de Prerrogativas da OAB/PR; Membro da Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR; Membro da Rede Brasileira de Direito e Literatura; Diretor de Relações Sociais e Acadêmico da Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas (APACRIMI).

Downloads

Publicado

2024-05-28

Como Citar

Souza, M. E. Q. de, & Taporosky Filho, P. S. (2024). A aplicação do princípio da insignificância em casos de reincidência: uma leitura sobre a posição do Supremo Tribunal Federal. Academia De Direito, 6, 175–194. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4363

Edição

Seção

Artigos