As causas de suspensão da inelegibilidade no sistema eleitoral brasileiro e suas consequências para o pleito eleitoral

Autores

  • Karla Zanotelli Universidade do Contestado
  • Cláudia Andreatta Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2597

Palavras-chave:

Direito Constitucional, Direito eleitoral, Inelegibilidade, Lei Complementar n. 135/2010.

Resumo

O foco do trabalho recai sobre a análise das causas de suspensão de inelegibilidade elencadas pela Lei Complementar 135/2010, em seu art. 26-C, visando aprofundar o conceito e a aplicação da inelegibilidade eleitoral dos candidatos brasileiros aos cargos políticos, analisando, sobretudo, as condições de elegibilidade nos mandatos dos representantes eleitos pelo voto popular em nosso país e suas consequências para a garantia do pleito eleitoral, através de pesquisa doutrinária e jurisprudencial, em especial o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral – RCAND n. 060090350 – que indeferiu a candidatura do ex-presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva nas Eleições de 2018, o que gerou discussão sobre a (in)constitucionalidade da decisão em debate frente à aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Biografia do Autor

Karla Zanotelli, Universidade do Contestado

Acadêmica do curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Concórdia. Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Cláudia Andreatta, Universidade do Contestado

Especialista pela Universidade do Contestado. Professora do curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Concórdia. Seara. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Zanotelli, K., & Andreatta, C. (2020). As causas de suspensão da inelegibilidade no sistema eleitoral brasileiro e suas consequências para o pleito eleitoral. Academia De Direito, 2, 300–317. https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2597

Edição

Seção

Artigos