Métodos autocompositivos no direito sucessório

análise dos dados estatísticos da Comarca de Canoinhas no período de 2015 a 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3892

Palavras-chave:

Inventário, Partilha, Métodos Autocompositivos

Resumo

O presente artigo teve como objetivo estudar os fatores que ocasionam a morosidade nas ações sucessórias causa mortis e a contribuição do método da mediação para solução dos conflitos advindos da sucessão hereditária na Comarca de Canoinhas durante os anos de 2015 a 2020. Para tanto, preliminarmente abordou-se o direito sucessório e os procedimentos de inventário e partilha de bens. Na sequência, analisou-se a cultura jurídica de tratamento de conflitos no Brasil. Após, estudou-se os métodos autocompositivos de solução de conflitos e sua evolução legislativa. Utilizou-se dados estatísticos da 1ª Vara Cível da Comarca de Canoinhas, com informações sobre processos recebidos, suspensos, arquivados e sentenciados, culminando na perspectiva adequada acerca da morosidade dos procedimentos estudados. A metodologia utilizada foi o método dedutivo, com a observação, comparação e relação entre os dados estatísticos, através da análise qualitativa e quantitativa, com pesquisa bibliográfica e legislativa. Como possível conclusão, entende-se que os motivos da morosidade dos processos de inventário e partilha de bens são cumulativos, correspondendo a mediação como ferramenta adequada para restaurar a celeridade e a razoável duração do processo.

 

Biografia do Autor

Leticia Schveitzer , Universidade do Contestado (UNC)

Graduanda de Direito pela Universidade do Contestado. Campus Marcílio Dias. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Cilmara Corrêa de Lima Fante, Universidade do Contestado (UNC)

Advogada, mestre em Desenvolivmento Regional pela Universidade do Contestado. Professora no curso de Direito da Universidade do Contestado.

 

Downloads

Publicado

2022-02-24

Como Citar

Schveitzer , L., & Fante, C. C. de L. (2022). Métodos autocompositivos no direito sucessório: análise dos dados estatísticos da Comarca de Canoinhas no período de 2015 a 2020. Academia De Direito, 4, 283–306. https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3892

Edição

Seção

Artigos