Pirâmide financeira e marketing multinível
identificação, diferenças e crimes correlatos
DOI:
https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3190Palabras clave:
Pirâmide financeira, Marketing multinível, CrimesResumen
Em períodos de crises econômicas, em que as pessoas buscam alternativas para superar as dificuldades financeiras, surgem novos casos de golpes envolvendo as pirâmides financeiras, com a falsa divulgação de enriquecimento rápido e fácil. O presente artigo tem como objetivo identificar as principais características de uma pirâmide financeira, esclarecer a diferença entre o esquema de pirâmide financeira e marketing multinível e identificar os crimes correlatos. O método utilizado foi dedutivo com técnica de revisão bibliográfica. Foi possível concluir que para identificar uma pirâmide é necessário verificar se o negócio se sustenta através da taxa de ingresso de novos membros. O marketing multinível se diferencia das pirâmides pois se sustenta através das vendas de produtos. Pirâmides são esquemas insustentáveis, tem vida curta e poucas são as pessoas que realmente ganham dinheiro em função do prejuízo dos demais participantes do esquema e, apesar de haver previsão legal de crimes e penas, estas se mostram pouco eficazes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Academia de Direito
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.