Colisão entre os direitos fundamentais à vida e a liberdade religiosa quanto à transfusão de sangue

Autores/as

  • Marlides Copelli Wolf Universidade do Contestado
  • Mariza Schuster Bueno Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.3099

Palabras clave:

Direito fundamental à vida, Liberdade religiosa, Transfusão de sangue, Colisão entre direitos, Ponderação

Resumen

O presente artigo aborda a questão da colisão entre o direito à vida em relação à liberdade religiosa quanto à transfusão de sangue, mais especificamente na religião Testemunhas de Jeová, que se opõem à transfusão sanguínea mesmo com o iminente risco de vida. Os profissionais da área médica, muitas vezes se deparam com dificuldades de atuação na garantia da vida e da saúde em relação às questões de ordem religiosa, tornando assim difícil o cumprimento do Código de Ética Médica. Destaca-se que, apesar de fundamental, o direito à liberdade religiosa não deve ser analisado de forma isolada, devido à sua dependência bilateral com os direitos fundamentais, e que em caso de colisão com o direito à vida, ainda que seja dever do Estado respeitar a liberdade de convicção religiosa, a vida deve ser elevada a um patamar superior. O direito à vida é essencial, pois sem ele não há como usufruir dos outros direitos. A título de metodologia, tem-se a análise doutrinária e jurisprudencial, amparadas pelos preceitos constitucionais, utilizando-se para tanto o método dedutivo. A doutrina e a jurisprudência divergem a respeito do tema, e a solução dessa controvérsia é sopesada no caso concreto. Diante desse contexto interroga-se: o direito à vida tem prevalência sobre a liberdade religiosa? Neste sentido, o direito fundamental à vida entra em conflito com o direito fundamental à liberdade religiosa, sendo assim, necessária a ponderação para a solução eficaz da referida contenda.

Biografía del autor/a

Marlides Copelli Wolf, Universidade do Contestado

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil

Mariza Schuster Bueno, Universidade do Contestado

Mestre em Direito Positivo pela UNIVALI/SC, Docente do curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2020-12-02

Cómo citar

Wolf, M. C., & Bueno, M. S. (2020). Colisão entre os direitos fundamentais à vida e a liberdade religiosa quanto à transfusão de sangue. Academia De Direito, 2, 775–797. https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.3099

Número

Sección

Artigos