Do namoro qualificado à união estável: objetivo de constituir família como determinante

Autores

  • Keli Aparecida da Silveira Universidade do Contestado (UNC)
  • Danielly Borguezan Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4534

Palavras-chave:

União Estável, Namoro qualificado, Semelhanças, Limites

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar, por meio da análise de algumas decisões jurisprudenciais de alguns estados, em especial, os Tribunais de Justiça dos estados do Amapá, Maranhão e Paraná, entre 2013 e 2019, no que tange as limitações do legislador em distinguir, o namoro qualificado da união estável, sendo que no período estudado o fator preponderante reside no fato de as jurisprudências selecionadas, todas abordam o requisito essencial “objetivo de constituir família”, a fim de demonstrar que este requisito é ou não fundamental para diferenciar o namoro estável e o namoro qualificado. Desta forma, a problemática apresentada é: Quais os limites que distinguem a união estável do namoro qualificado levando em consideração as decisões jurisprudenciais dos Tribunais de Justiça dos estados do Amapá, Maranhão e Paraná, entre os anos de 2013 e 2019? Para isso, far-se-á necessário trazer à baila conceitos, concepções e discussões doutrinárias acerca da união estável e do namoro qualificado, a fim de distinguir os dois institutos. Em relação aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, cujo método é bibliográfico e documental, com a leitura, análise de jurisprudência e consulta bibliográfica.

Biografia do Autor

Keli Aparecida da Silveira, Universidade do Contestado (UNC)

Graduada em Direito da Universidade do Contestado (UNC). Campus Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Danielly Borguezan, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado - UnC Canoinhas/SC Docente da Universidade do Contestado e da Faculdade Dama. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

Silveira, K. A. da, & Borguezan, . D. . (2024). Do namoro qualificado à união estável: objetivo de constituir família como determinante. Academia De Direito, 6, 1399–1417. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4534

Edição

Seção

Artigos