A aplicação da justiça restaurativa nos casos de conflitos familiares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4460

Palavras-chave:

Justiça restaurativa, Mediação e conciliação, Conflitos de família

Resumo

As demandas do sistema judiciário são inúmeras e significativas, dentre essas demandas são encontrados diversos formatos de conflitos, podendo ir desde a esfera trabalhista até a familiar. Na atualidade é possível observar a possibilidade da mediação familiar nos conflitos de família como uma prática da justiça restaurativa. O problema norteador do trabalho: qual aplicação da justiça restaurativa nos conflitos familiares, em especial a técnica da constelação familiar? O objetivo desse trabalho é pesquisar se existem estudos sobre a justiça restaurativa no âmbito dos conflitos familiares, em especial a técnica da constelação familiar. A metologia será de revisão bibliográfica em livros, artigos e períodicos já publicados que dissertem sobre a alienação parental, constelação familiar e métodos de autocomposição. Os resultados encontrados salientam que em casos onde as partes apresentam grande dificuldade em chegar à um acordo mútuo, pode ser sugerido a aplicação da constelação familiar. As considerações finais mostram que ainda há a necessidade de investigação sobre quantas comarcas já utilizam do método da constelação familiar.

Biografia do Autor

Alessandra Figura, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica da 10° fase de Direito da Universidade do Contestado. Campus Canoinhas. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Cilmara Corrêa de Lima Fante, Universidade do Contestado (UNC)

Advogada, mestre em Desenvolivmento Regional pela Universidade do Contestado. Professora no curso de Direito da Universidade do Contestado.

 

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

Figura, A., & Fante, C. C. de L. (2024). A aplicação da justiça restaurativa nos casos de conflitos familiares. Academia De Direito, 6, 1104–1120. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4460

Edição

Seção

Artigos