Teletrabalho: o direito à desconexão na atualidade brasileira

Autores

  • Iago Pottratz Weirich Universidade do Contestado (UNC)
  • Morgana Henicka Galio Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4325

Palavras-chave:

Teletrabalho, Direito à Desconexão, Direito do trabalho

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar o Direito à desconexão, em especial nas relações de teletrabalho. O presente artigo surge em um cenário de conexão desenfreada aos meios telemáticos, seja no ambiente laboral ou residencial. Oportunizando a reflexão a respeito da importância da desconexão laboral em um ambiente de teletrabalho. Desse modo, inicialmente aborda-se o conceito de teletrabalho, aliado a observação da legislação pertinente a esta modalidade de contrato de trabalho. Passando a estudar o conceito de desconexão do trabalho, as interferências tecnológicas nas relações laborais, observando o enquadramento legal da legislação pátria e legislação estrangeira, para fins comparativos. Por fim, apresenta-se os impactos da hiperconexão, com foco no uso da telemática e suas repercussões na vida do teletrabalhador. O exame dos impactos do excesso de conexão, em consonância com apontamentos doutrinários demonstram a necessária atenção legislativa e judicial para evitar prejuízos à qualidade de vida, e deterioração das condições de trabalho, em particular para aqueles que estão expostos ao trabalho de maneira ininterrupta. O estudo é uma pesquisa teórica qualitativa, apoiada na literatura técnica, analisando a legislação alusiva ao tema por meio de uma abordagem dedutiva.

Biografia do Autor

Iago Pottratz Weirich, Universidade do Contestado (UNC)

Graduando em Direito pela Universidade do Contestado -UNC, Campus Concórdia, Santa Catarina. Brasil.

Morgana Henicka Galio, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual -IBDP, professora no Curso de Direito da Universidade do Contestado -Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Weirich, I. P., & Galio, M. H. (2023). Teletrabalho: o direito à desconexão na atualidade brasileira. Academia De Direito, 5, 863–883. https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4325

Edição

Seção

Artigos