O ativismo judicial como promotor de direitos fundamentais sociais em uma abordagem a partir da teoria dos custos dos direitos

Autores

  • Laína Milesi de Souza Universidade do Contestado (UNC)
  • Jeison Francisco de Medeiros Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4227

Palavras-chave:

Ativismo Judicial, Direitos Fundamentais Sociais, Custos dos Direitos

Resumo

Este artigo apresenta o tema relativo ao Ativismo Judicial como promotor de Direitos Fundamentais Sociais em uma abordagem a partir da Teoria dos Custos dos Direitos. O Ativismo Judicial é considerado um fenômeno jurídico onde há atuação proativa do Poder Judiciário, em atitude alternativa nas ações políticas dos demais Poderes, quando esses se mostram omissos, negligentes e/ou ineficientes. Criteriosas ponderações foram suscitadas acerca da questão problema relativa ao binômio, Direitos Fundamentais Sociais e Custos dos Direitos, e com isso objetivou-se, compreender o Ativismo Judicial e seus efeitos sobre os Custos dos Direitos na promoção da Justiça.  Além disso, levantaram-se questões que versam sobre o valor imperativo dos Direitos Fundamentais Sociais nas decisões judiciais, por possuírem natureza principiológica e força vinculante. Analisou-se o dever prestacional do Estado em relação à tutela e execução dos Direitos Fundamentais Sociais quando esses são valorados como princípios constitucionais de proteção da dignidade da pessoa humana. O trabalho possui embasamento em pesquisas bibliográficas e em artigos jurídicos relacionados ao tema em destaque, com o uso do método dedutivo, partindo-se da análise de questões genéricas acerca da atuação jurisdicional, no que tange aos Direitos Fundamentais Sociais. Por fim, foi possível afirmar que Ativismo Judicial pode ser considerado um instrumento positivo na concreção dos Direitos Fundamentais Sociais, atitude justificada e legítima do Poder Judiciário para a promoção da dignidade humana, do bem-estar e justiça social.

Biografia do Autor

Laína Milesi de Souza, Universidade do Contestado (UNC)

Bacharel em Direito; Pós-Graduanda em Direito Contemporâneo – Inovação e Prática – UNC/ESA; Pós-Graduanda em Direito Público – ESMESC; Membra do Grupo de Pesquisas em Análise Econômica do Direito e Desenvolvimento Social na Universidade do Contestado. Campus Curitibanos. Santa Catarina. Brasil.

Jeison Francisco de Medeiros, Universidade do Contestado (UNC)

Doutorando em Direito pela UFSC, com ênfase em Direito Tributário; Mestre em Direitos Fundamentais pela UNOESC em 2016; Especialista em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Advocacia e UnC - Universidade do Contestado de Curitibanos/SC em 2016; Especialista em Direito Tributário pela UNOESC de Joaçaba/SC em 2007; Coordenador do Curso de Direito da UnC de Curitibanos/SC de 2019 a dez/2021; Coordenador do NPJ da UnC de Curitibanos desde 2014; Diretor da Universidade do Contestado, Campus de Curitibanos/SC; Membro do Grupo de pesquisas de Processo Civil da UnC; Membro do Grupo de Pesquisas de Direitos Fundamentais e Desenvolvimento Sustentável: Teoria do Direito e Políticas Púlicas na UNOESC; Líder e Membro do Grupo de Pesquisas em Análise Econômica do Direito e Desenvolvimento Social na UNC de Curitibanos; Advogado com atuação em Direito Empresarial e Tributário; Bacharel em Direito pela UnC de Curitibanos/SC em 2005; Assessor jurídico da Associação Empresarial de Curitibanos. Santa catarina. Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

Souza, L. M. de, & Medeiros, J. F. de. (2023). O ativismo judicial como promotor de direitos fundamentais sociais em uma abordagem a partir da teoria dos custos dos direitos. Academia De Direito, 5, 780–806. https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4227

Edição

Seção

Artigos